ANO DE ATIVIDADES INTENSAS PARA FORTALECIMENTO DO ASSOCIATIVISMO NO ESTADO DO RIO

09/01/2017 - 11:01

 

O fortalecimento dos sindicatos por meio de iniciativas que promovam o associativismo é missão permanente do Sistema FIRJAN. Em 2016, uma das novidades foi o lançamento do Programa de Estratégia e Gestão Sindical, que ofereceu capacitação executiva para líderes sindicais. Os treinamentos abordaram temas como modelos de negócios, criação de canais de diálogo, técnicas de solução de conflito e definição de prioridades. Para Joaquim Gomes, presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Madeira no Rio de Janeiro (Sim-Rio), a iniciativa atendeu às demandas dos industriais. “Esse programa possui um efeito multiplicador imenso, porque nos permite compartilhar o aprendizado com nossos associados”, justifica.

 Com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade das empresas, também foi lançado o Programa de Benefícios Estendidos da  Federação. Entre as vantagens  oferecidas estão descontos em frotas de veículos, consultorias e contratação de serviços. Para Carlos Di Giorgio,  presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do  Município do Rio de Janeiro (Sigraf), a iniciativa fortalece o associativismo. “Os sindicatos podem  oferecer serviços importantes para seus associados e tornar essas  empresas mais competitivas”, defende.

 Lucenil de Carvalho, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Rio de Janeiro (Simmmerj),  ressalta que os  programas oferecidos pela Federação geram a percepção de valor para as empresas associadas aos sindicatos, ao mostrar que os  benefícios do associativismo não se  resumem à negociação de classe. “A negociação sindical é relevante, mas não é só isso que oferecemos.  Procuramos divulgar outros benefícios, como as gratuidades  dos cursos do SENAI para os sindicatos, a fim de atender as demandas de  treinamento. Esse elemento tem sido bastante importante para o associativismo”, analisa  Carvalho.

 Neste ano, a FIRJAN também firmou parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) para  fomentar a  competitividade da indústria fluminense. A partir de 2017, empresas associadas que necessitarem do amparo da Secretaria poderão  recorrer às equipes da Federação,  treinadas para dar um primeiro atendimento.

 Os ambientes destinados a sindicatos e empresários também passaram por mudanças. A FIRJAN inaugurou o Espaço de Suporte Sindical e  Empresarial, focado na  integração entre investidores e sindicatos associados, e reforma de sete sedes de sindicatos por meio do Programa de  Apoio à Infraestrutura Sindical (PAIS).

 

 Veja mais informações em www.firjan.com.br/restrospectiva2016.

 

 Fonte: Carta da Indústria nº 739.