O que representa a sua contribuição para o seu sindicato

28/09/2012 - 16:09

A sobrevivência dos sindicatos, enquanto entidades representativas de segmentos econômicos e profissionais estão diretamente ligadas às contribuições anuais ou mensais obrigatórias de cada categoria. Se você tem dúvidas se está ou não em dia com a sua contribuição, entre em contato com o seu sindicato pelo telefone ou e-mail.

Contribuição Sindical

Esta contribuição foi instituída pela Constituição Federal de 1937, tendo um caráter obrigatório a todos os empregados e empresas. O seu valor é determinado pela tabela da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), com percentual calculado sobre o capital da empresa, no caso de contribuição sindical patronal. O vencimento ocorre no final do mês de janeiro de cada ano.

Seus valores são distribuídos, pelo Ministério do Trabalho, Federação das Indústrias, Confederação das Indústrias e apenas 60% desse valor vai para o seu Sindicato.

Contribuição Assistencial

Trata-se de uma importância a ser fixada e determinada por ocasião da celebração da Convenção Coletiva dos empregados e o sindicato dos empregadores. Esta contribuição tem o objetivo de possibilitar aos sindicatos a manutenção dos serviços prestados à categoria. Assim você deve sempre comparecer as reuniões do seu sindicato para discutir e participar destas decisões, afinal quem manda não é o presidente e sim a assembléia.

Contribuição Associativa

É a mensalidade que o sócio paga e não pode ser confundida com nenhuma outra contribuição, porque se trata de um valor a ser pago pela empresa ou empregado, em virtude de associação ao seu sindicato que o representa.

Não é obrigatória esta contribuição, ela é espontânea, mas esta contribuição é como se fosse para um clube, você tem todos os direitos ao seu sindicato como:
- Votar e ser votado para a diretoria, inclusive presidente.
- Ter direito a toda assistência jurídica trabalhista gratuita
- Ter direito a participar com a sua propaganda no site do sindicato.
- Ter direito a todas as informações possíveis sobre qualquer assento que você precise.
- Ter direito a qualquer informação ou serviços da FIRJAN, sempre através de seu sindicato como assessoria econômica tecnológica, jurídica, ambiental, investimentos e negócios internacionais, outros.

Lembre-se o sindicato e a FIRJAN(Federação da Indústrias do Rio de Janeiro) pertencem às indústrias, sejam elas do tamanho que for, temos todos os direitos. Exija e cobre.

 

Joaquim Gomes da Silva
Pres. do SIM-RIO