O SETOR MOBILIÁRIO E O SISTEMA FIRJAN

30/11/2017 - 11:11

Mobiliário

O setor mobiliário

e o Sistema FIRJAN

  • Mobiliário - Baixe o Relatório do Setor - Ano 2016

A indústria de mobiliário ou indústria moveleira produz móveis residenciais e corporativos a partir do beneficiamento de madeiras, chapas de madeira, metal, fibras, acrílico e outros materiais, agregados ou não. Os que são predominantemente feitos a partir de madeira e seus derivados, são segmentados em retilíneos e torneados, e a produção pode ser mecanizada, totalmente automatizada ou manual. A indústria moveleira também fabrica estofados, móveis de aço e até mesmo colchões.

O Sistema FIRJAN apoia o setor moveleiro do estado do Rio de Janeiro realizando ações institucionais estruturantes para fomentar o ambiente de negócios e tornar as indústrias mais competitivas; através de oficinas de design, eventos setoriais e capacitações empresariais, bem como promovendo eventos de acesso a mercado e missões técnicas no exterior, organizando caravanas dentro e fora do estado, capacitando profissionais para a indústria, e representando empresas e monitorando pleitos sindicais por meio de encontros regulares com representatividades do setor. As tendências de produto e consumo, assim como tendências tecnológicas e inovações, são monitoradas e transformadas em conteúdo atualizado, beneficiando profissionais do segmento e empresas moveleiras de diversas regiões do estado do Rio, como Baixada Fluminense, Região Serrana, Sul Fluminense, Campos dos Goytacazes e, claro, o próprio Rio de Janeiro. Tudo feito de forma estratégica, focada em cada região, a partir de um planejamento estratégico setorial conjunto.

Atualmente há no mercado global diversos fatores estratégicos de grande importância para o setor moveleiro, como uso de tecnologias inovadoras e a preocupação com o meio ambiente, assim como novas matérias-primas, design, especialização da produção, durabilidade e estratégias comerciais e de distribuição, variáveis cada vez mais estratégicas para se julgar a qualidade do produto final.

Entre no link abaixo e imprima o relatório do setor ano 2016.

http://www.firjan.com.br/o-sistema-firjan/setores-de-atuacao/mobiliario.htm

Fonte: www.firjan.com.br